TURISMO REGIONAL

.



    O município representa uma encantadora surpresa para quem a visita pela primeira vez. A cidade cresceu às margens do Rio Maratauíra (ou Meruú), um dos afluentes do Rio Tocantins. Seu povo é alegre, hospitaleiro e, sobretudo, apaixonado por sua terra.

    Abaetetuba é uma cidade que guarda tantas peculiaridades cuja soma acaba gerando a cultura da paixão pela terra, com matices de "bairrismo", que salta aos olhos de quem a visita pela primeira vez. Aquela profunda saudade, que faz os Filhos de Abaeté, falar dar maravilhas do seu torrão natal. Suas poesias sobre a "terra maratuia" são autênticas declarações de amor.

 

 

    A cidade reúne elementos históricos, paisagísticos e culturais dignos de serem visitados e admirados. Exemplo disso são as belíssimas igrejas, antigas como a secular Igreja de São Miguel na Vila de Beja e a Matriz de Nossa Sra. da Conceição, e modernas como a de Nossa Sra. de Nazaré e o Santuário de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, um dos maiores do estado.

    Há os elementos históricos que foram perdidos no passado, e outros que a persistência de muitos traz de volta . É o caso dos engenhos que tornaram a cachaça de Abaetetuba imortalizada nos versos do grande Ruy Barata, ao cantar "só lembrar da mardita me lembrei de abaeté...". Outro acervo folclórico que só existe na recordação dos mais velhos.


PRAIAS


 


 

   

   Para os que adoram o veraneio ao sol, o município de Abaetetuba oferece algumas preciosas oportunidades de férias.

    A famosa praia de BEJA às margens do rio Pará, encanta os visitantes pela beleza e agito no mês de julho, sendo uma das mais procuradas do veraneio paraense, atraindo mais de 60 mil pessoas por fim de semana.

    Menos movimentadas, as praias do Guajará de Beja e da Ilha do Capim são um convite ao ecoturismo, com trilhas pela mata e paisagem exuberante.

Há também inúmeros balneários como o Zico, Paraíso, Conceição, Colônia Velha, Camotim, Abaetezinho, com igarapés de água gelada cercados por bela vegetação.


Carnaval  

    

    Abaetetuba consolida-se como detentora de um dos maiores e mais animados carnavais do estado. Mais de 50 mil brincantes invadem a avenida da folia no mês de fevereiro, número que cresce exponencialmente a cada ano. São blocos, trios elétricos, escolas de samba, shows de bandas, tudo o que faz a alegria daqueles que buscam a diversão. Mas são as micaretas o grande destaque do carnaval abaetetubense, atraindo foliões de várias partes do Pará e de outros estados, como Maranhão e Tocantins.


Quadra Junina

    

    No mês de Junho a grande atração fica por conta do Concurso de Quadrilhas Tradicionais e Modernas, o maior e mais belo evento dessa categoria no estado. Um exemplo de organização e riqueza no figurino e nas apresentações, as quadrilhas superam os limites da mera dança junina e o expandem para encenações de diversos temas nacionais e internacionais.

 

Miritifest                                 

    

 

    No ano de 2004, o Governo Municipal apoiou a criação do Festival do Miriti (MIRITIFEST), que chegou a sua 5ª edição (2008). O evento destaca o Artesanato de Miriti e apresenta peças de excelente nível artístico criadas e apresentadas pelos numerosos artesãos locais, além da exposição de produtos e serviços de empresas locais e de outros municípios. A cada ano aumenta a participação da população e dos visitantes, que formam um numeroso público local e de visitantes vindos de municípios como Moju, Igarapé-Miri, Mocajuba, Barcarena, e Belém, atraídos pela extensa programação cultural que inclui apresentações artísticas e shows de bandas regionais. O MIRITIFEST tornou-se em pouco tempo a maior manifestação cultural do Baixo Tocantins.

    O V MIRITIFEST (2008) realizou-se no novo Complexo Poli-esportivo e Cultural 'Hildo Carvalho', que - ainda antes de sua inauguração oficial - se revelou um excelente espaço para eventos culturais, esportivos, recreativos e religiosos.

    A Fundação Cultural Abaetetubense (FCA), a partir do ano de 2005, recuperou também a tradição natalina da 'Tiração de Reis'.

 

 

 



Navegue por abaetetuba e conheça os principais pontos turísticos:



Exibir mapa ampliado

Confira mais fotos: Clique Aqui

   
Contatos
Seu e-mail:
Comentário: